Ecodopplercardiograma

Ecocardiograma Transtorácico Com Doppler Colorido


Outros Nomes:

  • Ecocardiograma bidimensional com Doppler Colorido
  • Ecocardiograma Doppler Transtorácico
  • EcoDopplerCardiografia

O ecocardiograma transtorácico é um método diagnóstico não invasivo, muito importante dentro da cardiologia. Geralmente é solicitado pelo clínico geral ou cardiologista já como parte inicial da avaliação cardiológica, para o diagnóstico ou segmento de patologias congênitas ou adquiridas (como o infarto do miocárdio a insuficiência cardíaca), para o acompanhamento após cirurgias cardíacas, ou como parte de uma avaliação de rastreamento (check up).

Através desse método podem ser avaliadas queixas comuns como falta de ar, cansaço aos esforços, inchaço nas pernas, palpitações e dor no peito.

Também é um exame muito importante para a avaliação dos sopros cardíacos, dos efeitos da pressão alta no coração, na investigação de causas de arritmias e na avaliação de doenças pulmonares como a embolia pulmonar, entre outras.

É realizado com paciente em repouso, deitado sobre o lado esquerdo, sendo utilizado um transdutor de ultrassom posicionado sobre o tórax do paciente, que permite a visualização de toda a estrutura do coração, avaliar a forma e o tamanho das cavidades cardíacas, a espessura das paredes do coração, a função de contração e de relaxamento, o funcionamento das válvulas cardíacas e os vasos sanguíneos que chegam e saem do coração.