Endocrinologista

Atribuições endócrino


null

Obesidade

O excesso de gordura corporal é a principal doença relacionada a maior parte dos problemas metabólicos. Sua causa é multifatorial: dependendo de fatores como alimentação, atividade física, mas também alterações hormonais, além de fatores genéticos.

A abordagem inclui a avaliação da composição corporal e análise detalhada do perfil hormonal e padrão alimentar para escolha individualizada do melhor tratamento.

null

Alterações da Vitamina D

A deficiência da vitamina D, hormônio sintetizado na pele a partir da exposição, é uma das maiores epidemias grandes cidades, devido a baixa exposição.

Sua deficiência está relacionada a prejuízo na saúde óssea (osteoporose e osteopenia) e muscular, além de redução da imunidade. O tratamento precoce e acompanhamento adequado são fundamentais para saúde e qualidade de vida.

null

Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é necessária em situações de deficiência das glândulas endócrinas. A redução hormonal leva a problemas importantes para saúde, que em muitos casos se manifestam por sintomas inespecíficos como fadiga (indisposição), aumento da apetite, dificuldade de ganho de massa muscular, redução da libido, sonolência, infecções de repetição, aumento ou redução da pressão, dentre outras.

A disfunção da hipófise, suprarrenal, ovariana e testicular podem levam a múltiplas deficiências hormonais, entre elas a deficiência da testosterona, estrógeno, cortisol, hormônio do crescimento, que precisam ser avaliadas e tratadas o mais precoce possível quando necessário.

null

Distúrbios da tireoide

O bom funcionamento da tireoide é fundamental na regulação do metabolismo. No entanto 3 de cada 10 pessoas tem problemas como hipotireoidismo (quantidade insuficiente do hormônio), hipertireoidismo (excesso do hormônio), tireoidite, nódulos e tumores, que apesar de prejudicar o funcionamento de todo o organismo, maior parte desconhece.

Sintomas como agitação, cansaço, nervosismo, dificuldade de concentração, aumento de apetite e dificuldade para perder ou ganhar peso, perda de memória, facilidade para engordar, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo podem indicar a disfunção da tireoide.Com tratamento ideal é possível controlar a disfunção e melhorar os sintomas.

null

Osteopenia e Osteoporose

A osteopenia consiste na fase inicial da osteoporose, na maior parte dos casos não gera sintomas, mas alerta para a diminuição da massa óssea. Já a osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição substancial da massa óssea, levando à fraqueza óssea e ao aumento do risco de fraturas.

As principais causas para essas doenças ósseas são fatores hormonais, genéticos, má alimentação, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo.

E o objetivo do tratamento é evitar a piora da degradação do tecido ósseo. Ele pode ser medicamentoso e/ou não medicamentoso. O estilo de vida saudável é fundamental em todo tratamento, mas a avaliação e acompanhamento médico é fundamental para promover a saúde óssea.

null

Alterações do crescimento e puberdade

Tanto a baixa estatura (redução da estatura em relação a população geral ou a altura dos pais) bem como a redução do ritmo crescimento devem ser investigadas, pois há dezenas de causas, e muitas delas podem ser tratadas e revertidas, proporcionando uma melhor adequação da altura.

Já o inicio da puberdade, marcada pelo surgimento de pelos e aumento de mama (meninas) e testículo (meninos), deve acontecer entre 8 e 13 anos em meninas e 9 e 14 anos em meninos, as alterações no inicio ou do ritmo fisiológico de surgimento dessas características necessitam de investigação detalhada pois podem ser secundárias a doenças graves e com repercussões importantes e irreversíveis para a saúde da criança ou adolescente.

null

Baixo nível de glicose no sangue (hipoglicemia)

Hipoglicemia (nível muito baixo de glicose de sangue) é caracterizada por um nível baixo de glicose no sangue ( abaixo de 70 mg/dL em pacientes diabéticos e 55 mg/dL em pacientes não diabéticos), associado a sintomas que podem variar desde palpitações, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento, até mesmo convulsões, perda de consciência e coma.

É necessária uma investigação específica, com o objetivo de avaliar confirmar a hipótese, pois outros problemas como anemia ferropriva e carência de vitaminas também podem apresentar sintomas semelhantes.

null

Diabetes Mellitus

A Diabetes é cada vez mais frequente na população, é caracterizada pelo aumento da glicose no organismo. Ela pode levar a complicações como insuficiência renal, cegueira, infarto agudo do miocárdio e AVC. O diagnóstico precoce e tratamento correto guiado por metas é essencial para evitar complicações e preservar a qualidade de vida.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas!

O melhor atendimento nas áreas da angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia,infectologista, mastologia, medicina esportiva | ortopedia, medicina nuclear, ultrassonografia | diagnostico por imagem e urologia.