As principais notícias da área médica estão no site da Clínica Prime Care. Confira!

Tratamento com laser para tirar manchas da pele

Nos dias de hoje, um dos tratamentos mais comumente empregados para promover o combate às manchas da pele é aquele com laser. Com o método em questão, é possível tratar manchas avermelhadas ou acastanhadas causadas, sobretudo, pela presença de vasos sanguíneos irregulares. Além disso, também é possível enfrentar as manchas provenientes do envelhecimento, da exposição ao sol ou induzidas artificialmente, devido à ação de acidentes, maquiagem ou tatuagens.

O procedimento é totalmente seguro, uma vez que quem o realiza são médicos devidamente capacitados, especialistas em dermatologia. O laser permite ao profissional isolar um feixe de luz que pode ser direcionado ao ponto-alvo. Com isso, o pigmento é destruído em sua totalidade, devolvendo à pele um aspecto claro e bonito. Devido à precisão do equipamento, os riscos de cicatrizes são minimizados, praticamente nulos.

Como é feito o tratamento?

O tratamento das manchas de pele com laser sofre variações de paciente para paciente, uma vez que depende do tipo e do tamanho da lesão. As sessões podem ser únicas ou repetidas no prazo de uma a 12 semanas. O procedimento é retomado até que o resultado desejado seja devidamente alcançado. Outro fator variante é a capacidade de cicatrização do indivíduo, o que pode demandar um número maior de sessões.

Nos casos de pessoas com uma sensibilidade maior, um creme anestésico é empregado. Porém, em geral, o tratamento é indolor, pois o pulso do laser atinge apenas a área da derme delimitada. A sensação é de um pequeno elástico na pele.

Comprovando os resultados

Os resultados do tratamento podem ser observados dentro de um ou dois dias até cinco semanas. Novamente há que se destacar que a situação de cada paciente é única e exclusiva. Ainda assim, o acompanhamento com o médico dermatologista é imprescindível e, na maioria dos casos, há documentação fotográfica para constatação do “antes” e do “depois”.

A recomendação é para que seja respeitado o prazo de 30 dias sem exposição ao sol, sobretudo entre 10h e 16h. Quando os devidos cuidados são tomados, a aparência saudável da pele é mantida, bem como os benefícios adquiridos por meio do tratamento com laser.

Share this post