As principais notícias da área médica estão no site da Clínica Prime Care. Confira!

Ortopedia: Seu filho está com pernas ou pés tortos?

Você sabia que algumas características são consideradas normais e outras devem ser melhor investigadas?

Duvidas sobre o desenvolvimento natural dos membros inferiores das crianças são frequentes. É comum que os pais procurem uma avaliação ortopédica por imaginarem, ou ouvirem de parentes, que a pisada da criança está errada ou o joelho mal alinhado.

A maioria destas características são próprias da fase de desenvolvimento da criança ou variações da normalidade. Porém, alguns casos podem ser indícios de distúrbios do desenvolvimento ou repercussões de doenças ortopédicas e metabólicas.

Quais características indicam distúrbios do desenvolvimento dos pés?

O pé da criança podem apresentar doenças que comprometam a biomecânica do pé, como:

· pé torto congênito

· pé aduto

· pé plano valgo flexível (popular “pé chato”) – considerado normal

· pés cavo (arco plantar muito pronunciado)

· pé plano rígido – considerado patológico

Quais características indicam distúrbios do desenvolvimento dos joelhos?

O alinhamento dos joelhos sofre alterações ao longo do crescimento. Suspeitas de anormalidades ocorrem quando o joelho da criança não segue o alinhamento esperado para a idade, apresenta assimetrias ou um alinhamento em grau acima do normal.

Os tipos de joelho são:

· varo (com as pernas arqueadas)

· neutro

· valgo (em “X”)

Quais características indicam distúrbios do desenvolvimento dos quadris?

Afecções do quadril podem interferir no alinhamento do membro inferior. A mais comum é o excesso de rotação interna do quadril, que pode ser revertida durante o crescimento.

O quadril da criança pode apresentar algumas doenças, como:

· Displasia do desenvolvimento do quadril

· Doença de Legg-Calvé-Perthes

· Epifisiolistese da cabeça femoral

Qual o papel do ortopedista?

A avaliação criteriosa feita no consultório serve para identificar o tipo de pé, joelho e quadril e se existem possíveis transtornos que possam ser corrigidos.

A identificação de padrões suspeitos e seu devido acompanhamento possibilita que seja feito um tratamento mais precoce e mais efetivo.

A orientação correta sobre o rito natural do desenvolvimento da criança tranquiliza os pais e dá subsídios para um bom acompanhamento do crescimento da crianças.

A prime care conta com médicos ortopedistas com pós-graduação e doutoramento pela USP. Se você deseja uma avaliação completa sobre o desenvolvimento dos membros inferiores da criança, agende agora uma consulta com um dos nossos ortopedistas.

Share this post