Cirurgião Cabeça e Pescoço | Prime Care

Cirurgia Cabeça e Pescoço


Nódulos de tireoide são muito frequentes na população, principalmente em mulheres acima dos 50 anos. Podem ser benignos ou malignos, devendo ser avaliados pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço para definir o melhor tratamento.

Tumores de glândulas salivares são também doenças muito frequentes na população. As glândulas maiores (Parótidas, Submandibular e Sulingual) podem, ainda, apresentar infamações, cálculos (sialolitíase) e outras alterações como estenose do ducto e acúmulo de saliva, levando a infecções.

Os linfonodos são estruturas relacionadas ao Sistema Imunológico e com a drenagem linfática. Podem ser sítio de múltiplas doenças e estarem aumentados por reação a inflamações/infecções da região e até tumores (linfomas/carcinomas). Nos casos de necessidade, podem ser realizadas biópsias para diagnóstico ou retirada dos linfonodos, conhecida como Esvaziamento Cervical.

São tumores muito frequentes em nossa população, com fatores de risco associados ao uso indevido de cigarro (tabagismo) e álcool. Podem, em alguns casos, também estar relacionados ao vírus HPV. Devem levantar suspeitas as feridas que não cicatrizam, dificuldade para engolir e mastigar, sangramentos orais, perda de peso inexplicada, rouquidão, falta de ar e sensação de engasgos

Por sermos um país tropical e com grande incidência de raios solares, os tumores de pele desta região são muito frequentes, já que as áreas de cabeça e pescoço apresentam exposição solar maior que as demais partes do corpo. Atenção para pintas / manchas maiores de 6mm, que aumentam de tamanho, têm bordas irregulares, são assimétricas, têm diferentes cores na mesma lesão.

Localizadas no pescoço, atrás da glândula tireoide, são responsáveis pela produção do Paratormônio (PTH), que regula o equilíbrio do cálcio no organismo. Podem apresentar aumento de volume e produção hormonal, precisando ser retiradas de forma única ou junto com as demais glândulas, a depender da causa da doença.

Agende sua próxima consulta médica na Clínica Prime Care!

Entre em contato para mais informações.