Gastroenterologia e Proctologia

Gastroenterologia e Proctologia


Gastroenterologia e Proctologia

Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo

As hérnias abdominais mais comuns são as umbilicais e inguinais (da virilha) e os sintomas mais frequentes são dor e protuberância local, principalmente ao realizar esforços físicos.

A colelitíase é muito frequente na nossa população e seus principais sintomas são dor abdominal, mal-estar e náuseas, principalmente após as refeições. A colelitíase também pode não apresentar sintomas e muitos casos são diagnosticados em exames de rotina, mesmo assim o paciente deve buscar orientação médica devido a possibilidade de complicações.

Sangramento e dor anal ao evacuar são sintomas frequentes em pacientes com hemorroidas e fissuras anais. Outras doenças podem causar sintomas semelhantes, entre elas doenças inflamatórias intestinais e até mesmo neoplasias. Por isso, é importante passar por avalização médica ao apresentar tais sintomas.

Gastroenterologia e Proctologia (1)

Gastroenterologia

A constipação intestinal, ou dificuldade para evacuar, está frequentemente relacionada a fatores como alimentação inadequada, sedentarismo, rotina de vida agitada e até mesmo transtornos psicológicos. Porém, a obstipação intestinal também pode ser sintoma de doenças intestinais potencialmente graves, por isso, ao observar mudanças na frequência das evacuações é importante passar por avaliação médica.

Diarreia líquida, principalmente quando associada a vômitos e mal-estar está muito relacionada a afecções virais ou intoxicações alimentares, nestes casos o quadro diarreico é auto-limitado, cessando em torno de 7 a 10 dias – neste período é importante manter-se hidratado e medicações para controle da dor abdominal e das náuseas são muito úteis! Quadros mais arrastados de diarreia, com duração de 2 semanas ou mais, ou associados a presença de sangue, muco ou pus nas fezes, podem estar relacionados a outras doenças intestinais, que necessitam investigação médica, como as doenças inflamatórias intestinais, intolerâncias alimentares e a síndrome do intestino irritável.

Dor ou queimação na região superior do abdome, sensação rápida de saciedade ou plenitude, sensação de distensão do abdome (estômago estufado), náuseas ou perda de apetite, são sintomas relacionados a dispepsia. As principais causas da dispepsia são a gastrite e a esofagite, mais raramente úlceras gástricas ou duodenais, ou até mesmo o câncer gástrico.

O refluxo gastroesofágico consiste no refluxo de conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Seus principais sintomas são queimação na região do tórax e superior do abdome, regurgitação (líquido azedo na boca) e sensação de bola na garganta. Outros sintomas menos frequentes também podem ocorrer, como tosse seca e roquidão.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas!

O melhor atendimento nas areas da angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, infectologia, ortopedia e traumatologia, gastroenterologia e proctologia, urologia e diagnostico por imagem.