top of page
  • Foto do escritorClínica Prime Care

COMO PREVENIR AS VARIZES

Varizes. Esse é o nome dado ao mal que atinge cerca de 40 milhões de pessoas em todo o país. O número fica ainda mais significativo quando especificamos, dentro desta estatística, que, do total, 60% são do sexo feminino, com idade acima dos 50 anos.

As mulheres que sofrem com as varizes se incomodam, não somente do ponto de vista estético, mas também pelo da saúde. Isso por que a condição pode causar dores e desconforto. Dependendo da situação, os problemas podem ficar ainda mais graves, proporcionando riscos de doenças circulatórias.

As causas, normalmente, são genéticas. E, como se sabe, é complicado escapar daquilo que é hereditário. Ainda assim, existem fatores que, se combatidos, podem diminuir as chances da prevalência das varizes. Exemplos são a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. Para prevenir as varizes, confira algumas dicas.


Controle seu peso

Os quilinhos a mais podem se tornar um incômodo ainda maior do que apenas os dígitos que aparecem quando se sobe na balança. Eles aumentam a pressão sobre os membros inferiores e, desta forma, estressam todo o sistema circulatório. A gordura que permanece armazenada na região abdominal prejudica o trajeto do sangue de volta para o coração, possibilitando o acúmulo nas veias dos pés e das pernas.

Diga não ao cigarro

O tabagismo favorece a ocorrência das varizes, pois há substâncias no cigarro com alto potencial para aumentar a viscosidade do sangue. Uma delas é a própria nicotina. E, quanto mais o sangue fica espesso, mais complicado é o seu bombeamento de volta ao coração.

Além disso, quem tem pressão alta e fuma pode sofrer com a chamada insuficiência venosa dos membros inferiores. E isso, mais uma vez, promove o acúmulo de sangue nos membros inferiores.

Levante do sofá

Exercícios físicos são uma excelente maneira de se prevenir as varizes. Caminhadas ou leves corridas já são o bastante para melhorar a circulação das pernas, fortalecer a musculatura e evitar o acúmulo de sangue nos membros inferiores. Mantenha seu sistema circulatório saudável calçando o tênis e praticando exercícios físicos de três a quatro vezes por semana.

Anticoncepcionais com a devida supervisão

O uso prolongado de anticoncepcionais aumenta as concentrações de estrógeno e progesterona, hormônios que dilatam as veias e enfraquecem as paredes dos vasos sanguíneos. Verifique com seu médico a possibilidade do uso de um medicamento com menor teor dessas substâncias.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page