QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE?

A pele é o maior órgão do corpo humano e, devido a isso, carrega consigo uma série de responsabilidades para manter o bom funcionamento de nosso organismo. Além de nos proteger contra a ação de vírus e bactérias, ela ainda ajuda a regular nossa temperatura, reserva nutrientes e contém as terminações nervosas sensitivas.

Levando em consideração todos estes fatores, nada mais justo do que cuidar da pele e garantir a ela uma aparência sempre bonita e saudável. Até mesmo, porque o órgão pode ser acometido por alguns tipos de doenças que o irritam, inflamam e podem causar sérios desconfortos, como queimação, vermelhidão e coceira.


Acne

Essa é uma das mais comuns doenças de pele. Ela acontece quando as glândulas, que são unidas aos poros por canais denominados “folículos”, produzem uma substância conhecida como “sebo”. Por conta de tal secreção, o folículo entope e surgem as desagradáveis espinhas. O tratamento, entretanto, é de fácil realização, mas quanto antes for iniciado, melhor. Assim, fica mais fácil evitar marcas e cicatrizes.

Eczema

A patologia também é conhecida como Dermatite Atópica. Trata-se de erupções cutâneas, normalmente no rosto, joelhos, cotovelos, pés e mãos. Os sintomas são acompanhados de uma pele seca e coceira. A causa é hereditária e, infelizmente, não há cura, mas, sim, tratamento. Apesar disso, ele depende do histórico de cada paciente e varia de caso para caso.

Psoríase

Essa também é uma doença hereditária, que causa inchaço e descamação da pele devido a inflamações. O incômodo pode ser agravado com manchas e vermelhidão. A psoríase costuma se manifestar em áreas como rosto, palmas das mãos, solas dos pés, joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Não há cura, mas é totalmente possível controlar a patologia. O tratamento depende das condições e do avanço da doença em cada paciente.

Rosácea

A rosácea é mais uma doença que não possui cura, mas pode ser tratada e controlada. Ela provoca vermelhidão, sobretudo, nas pálpebras e nas regiões dos olhos e do nariz. A sensação de uma pele mais grossa e as manchas podem piorar com o consumo excessivo de álcool, temperaturas muito elevadas ou baixas demais, prática de exercícios físicos em demasia ou exposição à luz solar.


#dermatologia #doençasdepele

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo