top of page
  • Foto do escritorClínica Prime Care

SAIBA IDENTIFICAR OS SINTOMAS DE INFARTO

Atualizado: 24 de fev. de 2021

O infarto, popularmente conhecido como “ataque cardíaco”, é um grande vilão da saúde pública em todo o mundo. Estimativas revelam que, só no Brasil, cerca de 30% das mortes se devem às doenças cardiovasculares. Sendo assim, a patologia exige todo o cuidado possível, pois, caso o problema não seja acompanhado, pode ser fatal.


Não importa se o paciente é homem ou mulher, o infarto atinge igualmente pessoas de ambos os sexos. A idade também não importa. Apesar de acontecer com mais frequência em pessoas com mais de 45 anos, há registros de ataques cardíacos também em indivíduos mais jovens. Fatores que aumentam ainda mais os riscos são a obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, o diabetes e altos níveis de colesterol.

Como notar os sintomas do infarto?

O infarto é caracterizado pela obstrução ou entupimento de uma ou mais artérias que carregam o sangue, rico em oxigênio, ao coração. Tais canais ficam bloqueados devido à presença de um coágulo, formado por uma placa de gordura existente na parede interna da artéria.

Contudo, com a devida atenção, é possível notar sinais de um infarto dias antes de ele acontecer. Os indícios podem ser sutis, portanto o cuidado e a observação devem ser redobrados. Especialistas afirmam que os sintomas precoces aparecem em torno de 50% dos casos, mas são costumeiramente ignorados.


Dores na região do tórax

Muitas vezes, os primeiros sinais dados por um paciente são dores na região do tórax e do peito. É provável que o mal-estar se irradie, ainda, pelos braços, ombros, costas, pescoço e, até mesmo, mandíbula. É uma dor súbita que surge nos momentos em que o indivíduo realiza atividades comuns do dia a dia ou até dormindo.


Tonturas

É comum que, algumas semanas antes de um infarto, se vivencie tonturas. Caso exista alguma suspeita de que tal sensação está relacionada a questões cardiovasculares, o paciente deve evitar dirigir ou se expor a atividades que o coloquem em perigo. O quadro pode acontecer associado ao “suor frio”.


Falta de ar

A dificuldade de respirar devido a uma sensação de aperto no peito que interfere nos pulmões pode ser um sintoma de infarto. Caso o paciente sinta este desconforto, deve consultar seu médico imediatamente.


Outros sintomas

  • Pontadas no lado esquerdo do peito;

  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;

  • Palidez;

  • Tosse seca;

  • Dores no estômago sem relação com alimentos;

  • Dificuldades para dormir.

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page