top of page
  • Foto do escritorClínica Prime Care

CONHEÇA OS SINTOMAS DO HPV, SUA VACINA E PREVENÇÃO!

Atualizado: 24 de fev. de 2021

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST), propagada pelo Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus). A patologia também é conhecida por outros nomes, como crista de galo, verrugas genitais e condiloma acuminado.


Normalmente, os casos se manifestam por meio de sintomas como verrugas, que aparecem nos órgãos sexuais e reprodutores depois de contato físico com um indivíduo infectado. Estudos recentes revelam que entre 80 e 90% da população mundial já esteve em contato com o vírus pelo menos uma vez ao longo da vida, por mais que não tenha ocorrido o desenvolvimento de lesões.


Transmissão do HPV

A transmissão do HPV se dá devido ao contato íntimo, sem o uso de preservativo, com alguém infectado. O vírus é altamente contagioso e, por isso, basta o descuido em apenas uma ocasião para se contaminar. O tempo de incubação varia de um mês a dois anos. Durante este período, podem não haver sintomas, mas a transmissão para terceiros já é possível, inclusive de uma mãe para seu bebê no momento do parto normal.

Entre os sintomas, estão:

  • Pequenas verrugas na região íntima (em homens e mulheres);

  • Coceira;

  • Irritabilidade da pele;

  • Ardência.

O HPV também pode se manifestar em homens, mesmo que se desenvolva de maneira assintomática. É por isso que a camisinha é primordial!


Tratamento

Existem ocasiões em que o vírus é naturalmente eliminado do organismo humano, em quem possui um bom sistema imunológico. É possível dizer que a doença “se cura sozinha” devido à sua remissão espontânea, que pode ocorrer entre quatro semanas e dois anos depois da contaminação. Ainda assim, o tratamento e o acompanhamento médico especializado se fazem indispensáveis.

Podem ser feitos os usos de medicamentos como pomadas e soluções administradas em consultório ou, ainda, cirurgias a laser para a cauterização, realizadas periodicamente. É um tratamento demorado e, dependendo do caso, caro. Apesar disso, vale ressaltar: é a única forma de se vencer a doença e diminuir o risco de câncer.


Vacina do HPV

A vacina contra o HPV é indicada a mulheres e homens que se encontram na faixa etária entre nove e 26 anos. O imunizante tem a função de diminuir os riscos de alguns tipos de câncer, como colo do útero, pênis e ânus. As doses são gratuitas para garotas de nove a 13 anos de idade, e são 100% eficazes quando administradas antes da primeira relação sexual. A partir dos 14 anos, é preciso comprar a vacina em uma farmácia ou clínica.

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page