top of page
  • Foto do escritorClínica Prime Care

QUAIS OS RISCOS CAUSADOS PELO COLESTEROL ALTO?

O colesterol alto é um problema que, anualmente, leva cerca de quatro milhões de pessoas a óbito no mundo. A estimativa é da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que aponta, ainda, que as doenças cardiovasculares são as responsáveis por cerca de 31% das mortes no Brasil por ano. A maioria dessas situações é causada pelos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC, ou “derrame cerebral”) e pelos ataques cardíacos (infartos).

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Adelphi International Research, revelou que 80% da população de nosso país desconhecem os riscos oferecidos pelo colesterol alto. Essas pessoas não sabem, nem mesmo, que, com o passar do tempo, o quadro pode acarretar sérios problemas, como entupimento das artérias e ataques do coração.

Para que você não faça parte desta estatística, separamos algumas explicações sobre a questão.


Conheça o colesterol

O colesterol nada mais é do que um tipo de gordura encontrada naturalmente no organismo humano. Trata-se de uma substância comum, que colabora com o pleno funcionamento de nosso corpo. Ele é um componente estrutural das membranas celulares e se faz presente em órgãos como o coração, o fígado, os intestinos e o cérebro.

De maneira natural, o corpo humano utiliza o colesterol para a fabricação de alguns hormônios fundamentais para nossa sobrevivência. Alguns exemplos são a vitamina D, o cortisol, a testosterona e o estrógeno. Estudos indicam que cerca de 70% do colesterol são produzidos por nosso próprio organismo, enquanto os demais 30% vêm através dos alimentos que consumimos.

Os riscos

O colesterol alto está diretamente relacionado à ocorrência das doenças cardiovasculares. O aumento na concentração da substância no sangue (hipercolesterolemia) faz com que os riscos de aterosclerose cresçam. A patologia é caracterizada pela formação de placas de ateroma nas paredes arteriais. Outra consequência bastante desagradável é a nacoronariopatia, doença que atinge as artérias coronárias.

Para controlar o desenvolvimento do colesterol, opte por uma dieta balanceada, reduzindo o consumo das gorduras saturadas, presentes em alimentos como carnes vermelhas, bacon e queijos amarelos. As gorduras trans também devem ser evitadas, deixando de lado os salgadinhos e biscoitos recheados. Já as gorduras poli-insaturadas são aliadas, que devem ser consumidas através de óleos vegetais e castanhas.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page